quarta-feira, novembro 25, 2015

A SALVAÇÃO DE LOPETEGUI

- Indo um bocado contra a corrente, acho que na posição que o FC Porto se colocou ontem na Liga dos Campeões, se o departamento financeiro pode não achar piada nenhuma, já eu acho que uma descida à Liga Europa e as atenções viradas para o campeonato podem ser a salvação do Lopetegui, pois pode fazer mais nestas provas no que na feira de vaidades da Liga dos Campeões e ainda sair em ombros por uma certa franja que eu chamo de "parolos paroquiais".

-  Como diz o José Mourinho: "preciso de uma calculadora para perceber este grupo", também eu me deixei levar pela facilidade de "só um pontinho" e estava feito. Se cá estivesse o José tinha feito os cálculos todos, assim também fui apanhado de surpresa quando do "um único ponto" ficamos dependentes de autênticos milagres, como ir ganhar a Inglaterra, coisa nunca vista mesmo com um Chelsea de José Mourinho mais vulnerável de sempre, ou esperar um empate entre os ucrânianos e israelitas que até vai ser à porta fechada. Eu aposto até mais neste último cenário de que no primeiro.

- Depois das contas, também ainda estou para perceber que jogo foi aquele. Talvez dos piores jogos que eu vi do FC Porto no Dragão. Não vi 5 minutos que fosse de pressão sobre o adversário. Vi sim 15 minutos com os ucranianos na expectativa para ver ao que vinha o FC Porto e vendo aquela incapacidade toda, começaram a lançar o terror. Ameaçaram, ameaçaram, foram falhando incrivelmente e justamente colocaram-se em vantagem. O segundo aspas aspas na sequência de melhor equipa em campo. O FC Porto este como uma "barata tonta" como chamei várias vezes o ano passado ao treinador.

- Portanto, no jogo mais importante do ano, não colocou o jogador que era a alma de um FC Porto à antiga, e que motivou uma troca de palavras azeda com o seleccionador, o que torna agora tudo isso ainda mais ridículo. Não sei se ia fazer diferença ou não, mas sei que não há coerência alguma;  depois ao intervalo entrou em desespero, completamente perdido, quando fez uma revolução inacreditável para quem o empate serviria e estava só com um golo de desvantagem. Incompreensível. Mas é o Lopetegui. Quem é que passado mais de 1 ano e meio ainda se espanta? Só mesmo um desses "parolitos paroquiais". O homem não dá mais do que aquilo, mesmo tendo-lhe dado matéria-prima que tantos outros invejariam. Mas para alguns, continua a ser um fenómeno como treinador. E o pior é que acreditam mesmo no que dizem.

- E lá está, como disse ontem, notaram o cansaço das selecções na equipa ucraniana, que jogou a 14,17 e 20 e não há notícias que tenha "berrado" com o seleccionador ucraniano? Ridículo, não é? As parvoíces dos pavões do futebol nacional. Dizia eu esta semana: "As rotações e invenções do Lopetegui são mais nefastas para o rendimento do FC Porto do que 10 convocatórias de 90 minutos do Fernando Santos."

- No fundo, dou por mim a querer aproveitar alguma coisinha de bom que tenha visto da equipa como contra o V.Setúbal para que alguma esperança renasça, mas vai dar sempre ao mesmo. O que penso disto tudo e disse-o aqui mantém-se na integra, infelizmente. Quero ver o Lopetegui o mais longe possível daqui num futuro bem próximo, pois para mim é o responsável  a 99% ao não saber aproveitar de dois Ferraris que lhe colocaram em mãos e exibir-se 90% das vezes confrangedoramente. A minha esperança, é que a confirmar-se o impensável desastre na Liga dos Campeões, e com olhos postos no campeonato, consigamos, pese o Lopetegui, colocar a "xungaria" de Alvalade no seu lugar e talvez quem saiba até fazer um brilharete na Liga Europa se o sorteio for amigo, pois ainda andam por lá Borussias de Dortmund, Nápoles, Fiorentina, Liverpool, Tottenham , Mónaco, etc, mais os que vão da Liga dos Campeões. 

- Mas também digo, o estado que o FC Porto se encontra, em que não deve haver um único portista que ao ver um jogo do FC Porto se sinta à priori com uma confiança ilimitada em qualquer jogo da era Lopeteguiana, deve-se em parte aos seus adeptos, que entrando numa de "parolismo paroquial", bajularam uma banalidade incrivelmente, das coisas mais patéticas que já vi.

Resta à "barata tonta" (incrível como passado um ano, isto ainda faça todo o sentido), que o fim provável da feira-de-vaidades e das recepções parvalhentas em aeroportos,  o faça direccionar para o campeonato todas as suas forças e provavelmente ainda vai ser contemplado com mais reforços em Janeiro(um desgraçado) e como acho que o homem já não aprende e já deu mais que provas disso, resta acreditar que a inércia da potência de um Ferrari faça o milagre, pois pelo piloto estamos falados.

Que o jogo de ontem tenha sido a salvação do Lopetegui e que no fim da época passe o testemunho mas não de mãos vazias. Por mim, aceito qualquer um. Até o regresso deste: Villas-Boas: "Dei o coração ao FC Porto", desde que traga o Vítor Pereira como adjunto.